terça-feira, 17 de julho de 2012

Miss me - Grandphone Vancouver


Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Ideia na cabeça e pontos no Youtube


Um único plano sequência com dezenas de referências pop sendo disparadas ao mesmo tempo. Foi assim que Fernando Ventura, 24 anos, estudante do curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, mostrou como se trabalha bem uma ideia em tempos de tecnologia acessível e muita exposição. 
DivulgaçãoO diretor na gravação de Miss Me, em Campina Grande: plano sequência e muitas referências popO diretor na gravação de Miss Me, em Campina Grande: plano sequência e muitas referências pop

O vídeo que fez para seu projeto musical Grandphone Vancouver ganhou números estratosféricos de acessos no Youtube em menos de uma semana e acena com a possibilidade de ser indicado a um festival da MTV. E tudo nasceu como um trabalho de conclusão de curso. 

O clipe para a música "Miss me" tem quatro minutos de muitas ideias. Numa rua de Campina Grande a câmera centrada em Fernando o mostra cantando e trocando de figurino, enquanto várias pessoas dançam e pulam à sua volta - cada qual fazendo referência a nomes marcantes da música pop. Vê-se referências a Pink Floyd, Bob Dylan, Queen, Coldplay, Blur, Michael Jackson, White Stripes, Smiths, Devo, Beyoncé, Ok Go, entre outros. Ao todo, são 28 citações, na forma de figurantes e efeitos computadorizados. Tudo num fôlego só. 
DivulgaçãoProjeto incluiu gente de música, cinema, teatro e publicidadeProjeto incluiu gente de música, cinema, teatro e publicidade

No primeiro dia o vídeo teve 30 mil acessos. Agora, com pouco mais de uma semana, já se vão mais de 200 mil visualizações. A repercussão do vídeo fez com que ele se tornasse um forte indicado para concorrer ao Video Music Brasil, festival da MTV, na categoria 'web hit'. O resultado sairá no dia 20 de julho. "Eu consegui fazer disso um grande projeto coletivo. Muita gente topou participar, na produção, no som, e também atuando no clipe. Fiz todo mundo comprar a ideia", conta Fernando à TRIBUNA DO NORTE. 

Ele próprio idealizou e dirigiu o projeto que visava juntar música e vídeo. Ele conta que, pela origem acadêmica da empreitada, foi realizada uma longa pesquisa para chegar ao resultado final. 

CURSO TEM FOCO MULTIDISCIPLINAR

Apesar do sucesso na internet, ele afirma que não é um "fenômeno isolado" em Campina Grande. "A universidade incentiva a produção audiovisual, e há muita gente capaz de pensar e executar", afirma ele, que é baiano de nascimento e veio estudar há quatro anos na Paraíba. Segundo Ventura, o curso de Arte e Mídia permite uma visão geral do que se pode trabalhar na área. "Engloba vídeo, teatro, música, dança, publicidade. O curso forma diretores de arte, por isso temos essa visão plural e diversificada", afirma. Confira o curta:


Nenhum comentário:

Postar um comentário