sexta-feira, 20 de julho de 2012

Livros, cafés e algo mais




Jornal Tribuna do Norte
Gladis Vivane - repórter

A relação entre livros e cafés é antiga. Tanto que a bebida ficou conhecida como "o motor do iluminismo" e "a bebida da razão". Ao longo da história, revoluções foram organizadas em torno de xícaras de café e grandes obras da literatura foram escritas nas mesas das cafeterias.

A modernidade não dissolveu a relação livros - café. Ao contrário, hoje em dia as cafeterias foram oficialmente incorporadas ao ambiente das livrarias, em espaços multifuncionais que agradam gourmets e leitores.

Genot: café, música e bate-papos

O Genot, na livraria Saraiva do Midway Mall, é um café que vai além. O cardápio traz os cafés e acompanhamentos tradicionais como pão de queijo, croissants, quiches e tortas, mas também oferece saladas, sanduíches e crepes.
Alberto LeandroCafé da Saraiva une sabores especiais e um pouco de música com o projeto Genot MaiorCafé da Saraiva une sabores especiais e um pouco de música com o projeto Genot Maior

O café mais pedido é o Capuccino Tentação, preparado com uma dose de espresso e chocolate liquido cremoso.

A gastronomia não é o único atrativo do lugar. O espaço é muito movimentado pelas atividades culturais que acontecem no auditório - um espaço que pode ser adaptado para shows , exposições e exibições de filmes. A programação cultural é intensa.  O projeto Genot Maior é fixo e oferece atrações musicais uma vez por semana, sempre às quintas-feiras.  As apresentações são temáticas e o tema muda a cada mês. Já foram homenageados os ritmos jazz, bossa nova e música erudita. E no mês de julho, o tema do Genot Maior é MPB. 

Para Paulo Guillem, proprietário do Genot, café e livros sempre serão bons parceiros:

"Os cafés sempre foram ponto de encontro de intelectuais, pensadores e homens de negócio. É uma bebida estimulante e os ambientes dos cafés hoje em dia são muito atrativos. Sem dúvida é uma ambiente que completa a livraria e que é também completado por ela", opina Paulo.

A parceria parece mesmo ser vantajosa para os dois lados. De acordo com uma estimativa da assessora de comunicação da Saraiva, Debora Massud, metade dos clientes que passam pelo local consomem os dois tipos de produtos: os livros e os cafés.

"Pelo que observamos diariamente, pelo menos 50% dos clientes utilizam os serviços da livraria e do café quando estão na loja. Muitas vezes, nos horários de pico da livraria, as mesas do café estão todas ocupadas e as pessoas ficam em fila de espera. São ambientes que realmente se completam. Quando o cliente compra o livro muitas vezes ele já quer ler uma parte, folhear, e acaba subindo para tomar um café enquanto aprecia a nova aquisição", comenta Débora.

Programação da Livraria Saraiva e do Genot em www.saraivaconteudo.com.br ou pelo telefone 3344 3768

Júnior SantosNobel Cultural tem agenda de contação de histórias neste fim de semanaNobel Cultural tem agenda de contação de histórias neste fim de semana
Anita - café com gosto de casa da avó


Na Avenida Salgado Filho, a livraria Nobel abriu as portas há sete meses. Uma das apostas do lugar é o Anita Café, da empresária Lígia Dantas. Com produtos exclusivos e de fabricação própria, o cardápio do Anita tem como destaques o pão de queijo mineiro e as tortas.

"Temo fornecedor exclusivo para os nossos produtos. Os nossos pães de queijo por exemplo são feitos por uma mineira que mora aqui em Natal e vende só para nós. É caseiro e delicioso como comer lá em Minas. Ela também faz nossa torta alemã e uma torta Bis, que é receita de família e faz muito sucesso aqui", explica Lígia.

Na parte das bebidas, os cafés e capuccinos gelados também são estrelas do cardápio. "Tudo preparado com leite da fazenda, nada industrializado", como lígia gosta de destacar.

Isso tudo confere um sabor caseiro ao Anita, ao mesmo tempo em que transforma o café num ambiente muito aconchegante e propício à leitura. A livraria deixa os clientes muito à vontade e, ao contrário de outras lojas, o cliente pode folhear os livros no café para só depois decidir se vai ou não comprar aquele volume.

"O ambiente aqui é bem calmo, as pessoas passam muito tempo com seus livros degustando um café e outro. É raro alguém entrar na livraria e não vir ao café, acho que no casamento entre livros e café nunca haverá divórcio", brinca Lígia.

Programação da Nobel e do Anita Café em www.nobelcultural.com.br ou pelo telefone 3613-2007

Café da praia
Júnior SantosLivraria Poti do Praia Shopping recheia a semana de vários projetos. Tem o Café com Cinema, Poticonversando e o Música no Café.Livraria Poti do Praia Shopping recheia a semana de vários projetos. Tem o Café com Cinema, Poticonversando e o Música no Café.


A livraria Poty Livros do Praia Shopping passou por uma reforma, mudou de lugar e o café subiu um andar. No novo espaço é possível degustar um café enquanto se observa o movimento lá embaixo. Além disso a loja ganhou um espaço para cursos, palestras e exibição de filmes.

Uma vez por mês no café da Poty Livros entra em cartaz o " Café com Cinema". Outra atração cultural do local é o "Potiversando", evento que reúne cordelistas mensalmente no café . Além disso há ainda os projetos " Música no Café" e "Encontro com as Transdisciplinaridade" - este último reúne interessados em psicologia e áreas afins.  Para a gerente de vendas da livraria, Iris Xavier, o café ajuda nas vendas dos livros e vice versa:

"Nós deixamos o cliente bem à vontade. Ele pode subir com os livros, folhear, ler um pouco e decidir o que vai levar. Enquanto isso ele toma um café, come um pão de queijo... E muitas vezes acontece também de alguém vir tomar um café, se interessar por algum título e acabar levando", explica a gerente. No cardápio do café da Poty Livros os destaques são os pães de queijo, os bolos e o café Mocha, doce e delicioso.

Programação da Poty Livros e do café através do telefone 3219 2973

Nenhum comentário:

Postar um comentário